·

Para se comunicar melhor

Fui fazer um agendamento online em uma clínica há alguns dias. Eles ofereciam atendimento via WhatsApp. Ao conversar com a atendente por mensagens, querendo saber mais sobre alguns procedimentos além da consulta, percebi que ela se enrolou toda e não conseguiu responder a nada. Para piorar, acabou marcando errado. Resultado: fui até a clínica apenas para perder meu tempo, já que a consulta havia sido agendada de forma incorreta.

Mesmo assim, decidi insistir e tentar novamente no mesmo local. Desta vez, fui atendido por uma inteligência artificial que, não surpreendentemente, também não deu conta do recado. No fim das contas, precisei ligar e resolver tudo por telefone.

Na primeira tentativa, ao chegar na clínica, uma concierge distribuía senhas manualmente. Esperei por um bom tempo diante de uma recepção lenta e atendentes visivelmente impacientes. Uma experiencia muito negativa.

Na segunda vez, a concierge tinha sido substituída por um totem de autoatendimento… que não estava funcionando. A recepcionista deixou clara sua frustração ao ter que dar as senhas para todos que questionavam os erros do totem enquanto fazia o cadastros de outros pacientes.

No primeiro caso, a solução seria simples: consultoria e treinamento. Nós oferecemos esses serviços. O problema estava entre a cadeira e o monitor – e com certeza o atendimento poderia ser muito melhor, evitando perdas de pacientes por agendamentos mal realizados. Se a administração da clínica fizesse um cliente oculto facilmente identificaria os erros. Nossa consultoria ajudaria a resolver esses problemas que desgastam os pacientes.

No segundo caso, vale lembrar: um agente de IA não faz milagres. Dependendo de como for configurado, pode até oferecer uma experiência tão ruim que afasta os pacientes. Por isso estamos desenvolvendo nosso próprio agente de IA com calma e responsabilidade — afinal, uma clínica não é um mercado. A máquina precisa ser bem treinada. Estamos finalizando o nosso agente de ecocardiografia que ajudará o médico nos laudos e vamos desenvolver outros agentes também.

E o que oferecemos pode fazer toda a diferença:

Medware Clínicas: nosso sistema de gestão valoriza os dados como nenhum outro. Ele armazena com segurança todas as informações da jornada do paciente, possibilitando análises reais para identificar e resolver gargalos no agendamento e recepção.

Medware Consultoria de Dados: transformamos seus dados em insights práticos e poderosos para o seu dia a dia.

Medware Paciente Conectado: envia mensagens automáticas por WhatsApp, SMS e e-mail a cada etapa da jornada do paciente. A comunicação melhora muito com ele.

Medware WebAgendamento: nossa interface de agendamento inteligente reduz significativamente as chances de erro.

Medware NPS: permite pesquisas de satisfação para saber se o atendimento foi bom. Confesso que adoraria responder uma dessas na clínica em que fui… porque paciente insatisfeito é, muitas vezes, um paciente a menos.

Medware MultiChat: permite que várias atendentes respondam utilizando um único número de WhatsApp. Produtividade e agilidade no atendimento.

Medware Meus Exames: melhora significativamente a experiência na entrega de resultados. E temos ainda o Meus Exames Bebê, que permite assistir ao exame gestacional direto na nuvem — um toque de carinho e inovação.

Todas essas ferramentas ajudam a proporcionar ao paciente um atendimento mais humano, eficiente e integrado. O médico continua sendo a peça principal, mas ele precisa estar bem equipado para oferecer o melhor cuidado possível.

E ainda pode contar com a Medware Consultoria em Gestão que ajudará a organiza a gestão da clínica, desde a gestão de colaboradores até o financeiro, e também temos o Medware Treinamento que capacitará sua equipe para ficar afiada para atender os pacientes.

Texto por: Móises Nogueira – CEO Medware Sistemas Médicos

Compreender, Adequar e Aperfeiçoar