fbpx

·

Avanços em Correções Cardíacas: Congresso DIC e o Papel Vital do 3D

Avanços em Correções Cardíacas: Congresso DIC e o Papel Vital do 3D

No mundo da cardiologia, as inovações nunca param de surgir, e no congresso DIC de 2023 um tópico em destaque foi a correção de válvulas cardíacas por meio de cateteres, essa abordagem revolucionária, que elimina a necessidade de cirurgias invasivas, tem ganhado destaque, especialmente no contexto da válvula aórtica e mitral. Além disso, o papel da válvula tricúspide está passando por uma transformação surpreendente, saindo do anonimato para se tornar um foco crucial de correções, no cerne desses avanços está a tecnologia 3D, que está moldando o futuro da cardiologia estrutural.  

Uma das discussões centrais no Congresso DIC foi a correção de válvulas cardíacas por meio de cateteres. O procedimento inovador permite a substituição da válvula aórtica sem recorrer a cirurgias de coração aberto, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, para a válvula mitral, a correção não envolve a substituição da válvula em si, mas sim a correção das regurgitações, ou seja, a incapacidade da válvula de fechar corretamente. Esse processo, auxiliado por clipes, demonstra uma abordagem promissora para pacientes com disfunção mitral. 

O Renascimento da Válvula Tricúspide 

Uma revolução silenciosa está acontecendo em relação à válvula tricúspide. Essa válvula foi relegada a um papel secundário, por anos. No entanto, no Congresso DIC, ela ganhou destaque. O foco mudou, e agora a correção da válvula tricúspide é uma preocupação vital. Isso é particularmente evidente em pacientes com insuficiência cardíaca e incapacidade física. O avanço aqui é amplificado pelo uso da tecnologia 3D, permitindo intervenções mais precisas, precoces e personalizadas. 

A tecnologia 3D tem desempenhado um papel crucial na evolução dessas abordagens cardíacas. Além disso, softwares e ferramentas 3D estão sendo empregados para análises detalhadas e planejamento cirúrgico. Durante o Congresso DIC, os participantes tiveram a oportunidade de explorar essas ferramentas por meio de Hands-On (salas de treinamento prático em simuladores), aprimorando suas habilidades em manipular e interpretar os dados 3D. O uso dessas tecnologias revolucionárias permite uma compreensão mais profunda das estruturas cardíacas, facilitando assim procedimentos mais seguros e eficazes. 

Uma questão crucial na cardiologia é a análise da diástole do ventrículo esquerdo. Embora medidas convencionais existam há mais de uma década, uma zona cinzenta persiste, onde as medidas não fornecem diagnósticos claros de disfunção diastólica.

Essa variação indeterminada é alvo de atenção, e o Congresso DIC abordou estratégias para minimizá-la. Uma nova medida, o strain atrial esquerdo, surge como uma ferramenta valiosa nesse cenário, adicionando novas perspectivas à avaliação da função cardíaca. 

É evidente que a cardiologia está passando por uma revolução. Além disso, a correção de válvulas cardíacas por cateter e a atenção renovada à válvula tricúspide são evidências claras disso. Ademais, o papel central da tecnologia 3D no aprimoramento dessas abordagens é inegável. Consequentemente, à medida que os profissionais de saúde se reúnem para compartilhar conhecimentos e explorar as últimas inovações, é claro que a cardiologia estrutural está entrando em uma nova era de precisão e personalização. 

No Congresso DIC de 2023, foi evidente que a área da cardiologia está passando por uma revolução impressionante. Além disso, a adoção crescente da correção de válvulas cardíacas por meio de procedimentos por cateter e a atenção renovada direcionada à válvula tricúspide são exemplos claros dessa transformação. Nesse cenário de mudança, o papel central desempenhado pela tecnologia 3D se destaca como inegável, impulsionando significativamente o avanço dessas abordagens inovadoras. Adicionalmente, o nosso sistema Medware comDicom desempenha um papel crucial nessa revolução, oferecendo praticidade através do preenchimento automático de medidas nos laudos.  

Além disso, com a funcionalidade do Medware comDICOM SR, os valores essenciais são automaticamente transferidos e preenchidos no prontuário do paciente. Não só isso, o Medware comDICOM Print viabiliza a impressão eficiente de exames em impressoras a laser, nos formatos A4 e A3, agregando conveniência ao processo. Por fim, o comDICOM Worklist elimina transtornos ao evitar a necessidade de recadastramento de dados, uma vez que as informações da recepção permanecem disponíveis no equipamento do exame. Essas inovações evidenciam um panorama emocionante na cardiologia, onde a tecnologia está verdadeiramente redefinindo a forma como abordamos e tratamos condições cardíacas complexas. 

Texto por: Agatha Oliveira, Social Media da Medware Sistemas.

Compreender, Adequar e Aperfeiçoar