De ultrassom, quem eu poderia indicar?

Lembro-me até hoje quando falei o seu “nome” para aquele médico. Ele já caminhava para longe quando sua cabeça virou para trás. Seus olhos esbulharam para mim e perguntou: “Ele usa o seu sistema?”, respondi positivamente. Então voltou e acenou para os seus amigos, chamando-os para ver. Descobri que aquele “nome” era um depoimento favorável a nós.

Isso aconteceu em 2000 na JPR (Jornada Paulista de Radiologia). Estávamos de malas prontas para o grande evento sobre radiologia, após a nossa consagração em Ecocardio, deslumbrávamos essa nova oportunidade. Com tudo no carro, partimos rumo a São Paulo, mas antes deveríamos passar em Campinas, tínhamos uma implantação a fazer.

Em Campinas, encontramos o Dr. Renato Ximenes, uma pessoa extremamente simpática que nos recebeu com muita alegria. Rapidamente, colocamos para funcionar o seu sistema. Tudo correu bem e ele ficou satisfeito. Seguimos viagem rumo ao nosso destino, estávamos ansiosos para participar da jornada.

A JPR era um grande desafio para nós, a Medware marcou presença com um pequeno estande e muito otimismo. As coisas foram difíceis no primeiro dia, pouco movimento e quase nenhum interesse, mas tínhamos fé que iria melhorar. Depois de algum tempo, um médico entrou. Com seus olhos correu tudo que expomos, folheou os panfletos e com a boca franzindo demonstrou pouco interesse. Tentamos vender, mas não tivemos sucesso. Após trocarmos poucas palavras sem evolução, ele foi saindo devagar e então perguntou: “Quem usa isso?”

A pergunta foi difícil. Tínhamos centenas de clientes de Ecocardio que eu poderia mencionar sem pestanejar, mas, de ultrassom, quem eu poderia indicar? Depois de alguns segundos me lembrei do simpático médico campineiro, ele era ultrassonografista, então veio a resposta: “Dr. Renato Ximenes”.

Ele parou, congelou por alguns segundos e deu meia-volta: “Dr. Renato Ximenes usa o seu sistema?”, positivamente respondi. Agora seus olhos sondavam detalhadamente cada parte do sistema, ele queria saber tudo, não poderíamos esconder nada. E assim foi com o próximo e com cada um que chegava. As portas se abriram inesperadamente para o nosso sistema. Tínhamos uma solução inovadora e um nome forte que despertava o interesse de quem passava. De fato, o nosso sistema tinha várias novidades provenientes dos nossos anos em cardiologia, mas era pouco conhecido nessa especialidade. Vimos o nosso estande encher e novamente saímos com o saldo positivo em um evento.

Depois de tudo fomos descobrir quem era o Dr. Renato. Ele é um dos grandes nomes da ultrassonografia nacional. Reconhecido professor e estudioso, teve centenas de alunos que aprenderam com ele as técnicas de operação do equipamento.

Ainda hoje é nosso cliente, um grande parceiro para a Medware e um grande amigo meu.

Moisés Nogueira de Faria
CEO da Medware