CONHEÇA OS 03 MOTIVOS PARA INFORMATIZAR SUA CLÍNICA

Os dois textos abaixo referem-se respectivamente a rotina de um recepcionista e de um caixa que utilizam um processo manual de trabalho.

Receber uma ligação de um paciente, anotar seu nome em uma agenda a lápis e no dia seguinte retornar à ligação, apagar o nome do mesmo ou reescrevê-lo com uma caneta.”

Anotar em um caderno todos os pagamentos e todas as saídas durante o dia e no fim do expediente calcular tudo com uma calculadora para obter o saldo total do dia.

Os processos manuais eram muito comuns em clínicas a alguns anos atrás, mas ainda está presente em algumas clínicas atualmente. Nesse artigo veremos 03 motivos para informatizar uma clínica, deixando para traz de uma vez por todas os processos manuais.

  • Agilidade

Anotar o nome dos pacientes em uma agenda digital é um processo muito mais rápido comparado com o agendamento de papel. Com um software, caso o paciente já tenha sido atendido em outro dia, todos os seus dados estarão salvos e não será necessário reescrever toda sua ficha novamente. Além disso, caso seja a primeira vez que o paciente esteja sendo agendado e queira desmarcar uma consulta, isso será possível com apenas um clique.

  • Segurança

Além da agilidade, uma agenda digital oferece muita segurança para uma clínica, pois os dados dos pacientes ficam armazenados em um banco de dados com acesso restrito que garante segurança para clínicas e pacientes.  Em uma agenda de papel um simples acidente com um copo d’agua pode apagar os dados agendados de uma semana inteira ou até de um mês.

  • Caixa mais preciso

Em um caixa manual onde o profissional anota todos os recebimentos e saídas em uma caderneta, existe o risco do mesmo esquecer de anotar algum valor, ou mesmo de errar os cálculos manuais geralmente com o uso de uma calculadora feitos no final do expediente. Com um software o risco de erros é menor pois os valores são inseridos automaticamente no momento que o cliente dá entrada na clínica. E os cálculos são feitos pelo próprio software diminuindo consideravelmente possíveis erros.

Existem outros inúmeros bons motivos para informatizar uma clínica, mas vamos ficar somente com estes 03 motivos por enquanto. O fato é que informatizar uma clínica além de modernizá-la, traz apenas vantagens e não desvantagens.

E se você já esta pensando em informatizar sua clínica, conheça o nosso sistema de gerenciamento Medware Clínicas acessando esse link: http://democlinicas.gr8.com/. Até a próxima!

 

José Wennas Lima Oliveira
Analista de Suporte Medware